Seu Lightroom está muito lento?
18/09/2016 :: Coluna: Dicas do Barp #01

A algum tempo atrás surgiu a ideia de publicar algumas dicas sobre o Lightroom. Alguns de vocês podem dizer: "Mas isso tem na internet".... Sim, sim eu seu disso mas, se eu não fizer nada para encher linguiça como membro da diretoria, perco o cargo, como muito político por aí tá perdendo.

A idéia inicial era fazer isso, com periodicidade semanal via e-mail mas, nosso Presidente, do alto de sua sabedoria, me disse: "Te atualiza cara.... Ninguém mais lê e-mail... (o que eu discordo). Vamos colocar isso no site do Clube na forma de post!!!"

Lá fui eu seguir as ordens do Ditador, mesmo sem saber como se escreve este tal "post" e nem como vamos publicar isso no site mas, como diz o ditado, "Manda quem pode e obedece quem está com o cargo a prêmio"... vamos ver o que é que sai desta cumbuca.

Então, como primeira tentativa de escrever alguma coisa que possa ser útil, escolhi um tema que, vira e mexe, está presente na vida dos Lightroomzeiros (inclua esta palavra no teu dicionário... hehehe).

"O meu Lightroom está muito lento", reclama o Adriano, o Telmo e alguns outros descontentes com a performance do bicho.

Lá fui eu, pesquisar em diversos locais alguma coisa que pudesse servir de consolo para os que estão a ponto de jogar o notebook na parede quando o LR começa a ficar lento (e as vezes é lento mesmo...).

Antes de elencar aqui o resultado das minhas pesquisas, precisamos ter em mente que os softwares de edição e tratamento de imagens estão cada vez mais complexos e por isso, requerem computadores cada vez mais potentes (e caros...).

Não adianta querermos rodar a versão mais atual do LR num pentiumzinho bagaceiro de 500,00 pilas que a coisa não vai rolar... Na melhor das hipóteses vai se arrastar...

Por isso, precisamos de uma configuração mínima de processador, discos, memória e vídeo para que o ato de tratar uma foto não se torne tedioso, para não dizer odioso.

Por favor, tenham paciência de ler este tal "post" (que é grande e um tanto técnico, já vou avisando..) até o fim. Espero que estas dicas possam ser uteis na solução dos casos de lentidão que o seu LR possa estar apresentando.

Para ter acesso as dicas "Seu Lightroom está muito lento?", clique aqui. Caso não consiga fazer o download do pdf, o mesmo encontra-se na área Tutoriais do nosso site.

Em caso de duvidas sobre o assunto que, confesso, é um pouco chato, estamos à disposição para esclarecê-las.

Contate-nos em um próximo encontro do nosso Clube.

Um grande abraço e até o próximo "post".

Amo vocês!!!

Barp.